CAN 2013

CAN 2013 No início de 2013 teremos mais uma edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), depois já de este ano termos assistido à coroação dos Chipolopolos, alcunha da selecção da Zâmbia. Isto porque a Confederação Africana de Futebol decidiu passar a organizar o CAN no anos ímpares e assim teve de realizar duas edições em anos consecutivos – o que nos faz felizes! Organizada pela África do Sul, esta 29.ª edição da prova irá decorrer entre 19 de Janeiro e 10 de Fevereiro de 2013. Será o ponto de encontro das melhores nações do futebol africano.

Grupo A – Durban

  • 1. África do Sul (país-organizador)
  • 2. Angola
  • 3. Marrocos
  • 4. Cabo Verde

Grupo B – Port Elizabeth
  • 1. Gana
  • 2. Mali
  • 3. Níger
  • 4. RD Congo

Grupo C – Nelspruit
  • 1. Zâmbia (campeã em título)
  • 2. Nigéria
  • 3. Burquina-Faso
  • 4. Etiópia

Grupo D – Rustenburg
  • 1. Costa do Marfim
  • 2. Tunísia
  • 3. Argélia
  • 4. Togo

Egipto ausente pela segunda vez seguida !

Depois de ter falhado a anterior edição, o Egipto voltou a ficar afastado da prova. Os Faraós foram eliminados na primeira ronda de qualificação pela República Centro Africana e não podem assim tentar vencer o torneio pela oitava vez, eles que conseguiram um tri histórico em 2006, 2008 e 2010.

Costa do Marfim: é a grande favorita ?

Repetimo-nos a cada edição do CAN: a Costa do Marfim parte como favorita. Mas a verdade é que a última vez em que os Elefantes ergueram o troféu remonta já a 1992! Ainda assim, a actual equipa parece ter tudo para vencer. Jogadores nas principais ligas da Europa, um artilheiro chamado Didier Drogba, talento, técnica e espírito de equipa.

Esta geração é, de facto, a melhor de sempre da Costa do Marfim. Alguns jogadores estarão perto da reforma, pelo que é agora ou nunca para ganharem o CAN !

Melhor quota : 2.75 no bwin

Zâmbia: hipótese de reeditar o sucesso ?

A Zâmbia, campeã em título, terá de confirmar que a sua coroação não foi um acaso. Na verdade, a equipe liderada por Hervé Renard estava longe de ser favorita para o CAN 2012. Ninguém esperava vê-la bater a Costa do Marfim, que partia como principal candidata! Por isso, este ano, os zambianos tentarão repetir o feito ou pelo menos de ir o mais longe possível na competição! Incluídos no grupo C, os Chipolopolos enfrentarão a Nigéria de Obi Mikel e ainda o Burkina Faso e a Etiópia.

Melhor quota : 9.00 no william-hill

A Zâmbia será a equipa a abater neste grupo, tendo um previsível embate duro com os nigerianos, que também estão entre os favoritos para o CAN. Com um treinador que já ganhou a prova em 1994, a Nigéria parece ter a combinação perfeita: talento e experiência


Melhor quota : 9.00 no william-hill

Do lado da Etiópia e do Burkina Faso, as coisas serão complicadas frente aos dois favoritos, mas não dizem que o futebol não é uma ciência exacta? Uma coisa é certa: as duas nações se alegram-se só com a participação na competição na África do Sul. Há 30 anos que a Etiópia não estava qualificado para o CAN.

Melhor quota : 151.00 no william-hill

Estrelas Negras querem brilhar

O Gana foi a primeira equipa a carimbar o passaporte para a África do sul, em Outubro. Essien e companhia qualificaram-se depois de vencerem o Malawi (1-0). Com uma talentosa e jovem equipa, os Estrelas Negras têm estado sempre presentes nas competições internacionais que se realizaram nos últimos anos. Eliminados à porta da final em 2012 pela Zâmbia, o Gana procurará certamente fazer melhor, apesar do alto nível dos outros candidatos

Melhor quota : 6.50 no william-hill

Marrocos, Argélia, Tunísia...

Apesar das ausências do Egipto e da Líbia, a África do Norte estará bem representada na 29.ª edição do Campeonato Africano das Nações, com Marrocos, Argélia e Tunísia. As três selecções são constituídas principalmente de jogadores de destaque em campeonatos europeus e estão muito bem colocadas para ir longe na competição. No entanto, em relação à Argélia e à Tunísia, ambas no grupo D, as coisas serão mais complicadas, uma vez que terão logo aí de enfrentar o principal favorito à conquista do torneio, a Costa do Marfim.


Melhor quota : 15.00 no william-hill