Em destaque
Dando uma rápida olhadela nas estatísticas de outro grande campeonato, constatamos rapidamente alguma semelhança com a La Liga, liderada por Real Madrid e Barcelona. Longe dos cento e tal golos marcados pelos gigantes espanhóis, o melhor ataque da Premier League (Manchester City) não marcou mais de 83 golos. E o campeonato ser mais equilibrado, dá origem a jogos muito disputados e ricos em golos!
Atenção ao factor casa! Se a percentagem de vitórias em casa (45%) é elevada, focar apenas esse aspecto e apostar na equipa da casa em jogos equilibrados, pode revelar-se um erro. Em jogos que está presente uma equipa do « Big Five », o factor casa não tem tanto impacto no resultado final, e a longo prazo, é melhor ideia arriscar na vitória do visitante, em jogos que opõem duas equipas de nível semelhante ! Em 2014-2015, um terço dos jogos terminaram com a vitória dos forasteiros, mas se virmos os resultados de equipas como o Chelsea, Arsenal, ou as equipas de Manchester, não é surpreendente que o número seja baixo. Se retirarmos os jogos em casa do « Big Five », a percentagem aproxima-se dos 50%!
Considere o mais de 2.5 golos como uma possibilidade viável a longo prazo. Um clube como o Tottenham ultrapassa a barreira dos 2.5 em 71% dos seus jogos, e 79% das suas deslocações ! Seguir a defesa mais fraca do campeonato também pode ser produtivo : com um clube como o QPR na época passada, a barreira dos 2.5 foi quebrada regularmente (63% em casa e 79% fora de casa).
Ao longo da época, o Chelsea pode ser uma mina de ouro ! A baliza inviolada, a forma como conseguem geralmente marcar pelo menos um golo e a invencibilidade em casa, podem ser combinadas de várias formas ! Tente evitar apostar em grandes goleadas dos Blues (só 45% dos jogos com mais de 2.5 golos). A defesa bem sólida permite-lhes não sofrer em 58% dos jogos em Stanford Bridge. Além disto, em 2014-2015, em 11 de 19 deslocações, o Chelsea regressou com a baliza inviolada e a vitória no bolso…
A Premier League, é o campeonato do suspense : ao contrário da Ligue 1, da Bundesliga, da Liga Espanhola e da Serie A, não há apenas uma equipa (ou duas em Espanha) a dominar a competição e a empilhar os títulos de campeão ! Chelsea, Manchester City, Manchester United ou ainda Arsenal e Liverpool estarão certamente na luta pelo título esta temporada, e se acrescentarmos os ambiciosos Southampton, Swansea ou o West Ham, isso torna o campeonato bem interessante de seguir!
Os clubes Ingleses têm, no entanto, fracassado nas competições Europeias, apenas o Chelsea de José Mourinho continua a bater-se de igual para igual com os gigantes do futebol Europeu. Entre a incapacidade dos Citizens, os erros de Manchester United e Liverpool, o rótulo de perdedores dos Gunners, e as estranhas prestações de Tottenham e Everton que são regularmente apontados como favoritos na Liga Europa, não se pode dizer que o futebol Inglês ande no centro das atenções no panorama Europeu. Mas o futebol é cíclico, e será certamente uma questão de tempo até vermos novamente os Ingleses a colocarem 3 equipas nos 4 semi finalistas da Liga dos Campeões.