Em destaque
O PSG está acima de toda a concorrência em França, a tripla na temporada 2014/2015 (Campeonato – Taça de França – Taça da Liga) provou isso mesmo. Um pelotão bastante homogéneo surge logo atrás com Lyon, Mónaco, Marselha e Saint-Etienne. O Olympique de Lyon impressionou muita gente na temporada passada erguendo-se perante os Parisienses até ao sprint final. Para competir pelas primeiras posições, deverão assumir-se estas formações.
Com 947 golos marcados em 380 jogos, a Ligue 1 mantém a média dos anos anteriores, com 2,49 golos/jogo. Esta marca está ligeiramente abaixo dos quatro grandes campeonatos europeus (Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália). Mais de três jogos em quatro (70%) tiveram pelo menos 2 golos marcados. Monótona a Ligue 1, verdade?
No campeonato de França, jogar em casa faz muitas vezes a diferença. Durante a época passada, 48% das equipas que jogaram no seu relvado impuseram-se, é mais do que nos outros quatro grandes campeonatos europeus. Não é raro esperar pela segunda parte para ver o jogo embalar. 56% dos golos em 2014/2015 foi marcado na segunda parte. Melhor, 18,8% no último quarto de hora. Os finais dos jogos são de tirar o fôlego.
Justamente, o 0-0 ao intervalo é uma aposta segura. Com efeito, durante a temporada 2014/2015 (como nas duas edições anteriores), 32% dos encontros chegou ao intervalo com um empate sem golos.
Com as suas 20 equipas, a Ligue 1 é a sexta melhor classificada do ranking da UEFA. Graças ao retorno para a vanguarda do PSG, à confirmação da boa dinamica do Mónaco e ao surgimento da juventude do Lyon, as forças tricolores estarão bem representadas no panorama europeu. A Liga Nós, quinta na classificação da UEFAm vai perder muitos pontos e a França deverá reentrar no top 5 após a temporada 2016/2017.
Após as 38 jornadas, os dois primeiros do campeonato são diretamente qualificados para a Liga dos Campeões, o terceiro tem de passar por uma pré-eliminatória para atingir a fase de grupos. O quarto obtém o seu bilhete para a Liga Europa, como os vencedores da Taça de França e da Taça da Liga. Em 2014/2015, como o Paris Saint Germain venceu as duas taças nacionais, é o Saint-Etienne e o Bordéus, que se juntam à Liga Europa.