O Euro 2016 em França reúne pela primeira vez 24 nações, algumas inesperadas. Aposta-futebol volta sobre aquelas que participarão pela primeira vez num Campeonato Europeu de futebol em França no próximo verão!

O Euro 2016 acolhe 5 novos pequenos

Já conhecemos as 24 nações que terão a honra de jogar o Campeonato Europeu de 2016 do 10 de junho ao 10 de julho de 2016. Os favoritos para Euro 2016 já identificados, a redação concentrou-se sobre os novos participantes, para quem esse formato foi exclusivamente pensado. São cinco, e irão viver a sua competição de integração com diferentes graus de ambição.

Um País de Gales todo ardente

Os dragões estão lá! Com uma defesa de 3 Gunter-Williams-Davies extremamente resistente, com jogadores experientes no meio-campo e o talento do seu duo Ramsey-Bale, o País de Gales terminou segundo do Grupo B com dois pontos de atraso sobre os belgas mas à frente da Bósnia. Seguros da sua força defensiva (4 golos sofridos em 10 jogos de qualificação) e capazes de grandes coisas na frente, os galeses não excluem viver um primeiro Euro mágico. O País de Gales será certamente uma das equipas mais robustas da competição.

O jogador: Gareth Bale

O fogo, ele tem-no nas pernas. Se ainda não tomou uma dimensão incrível no Madrid devido à influencia de Ronaldo que monopoliza a atenção, o ex-jogador do Tottenham assume o papel de herói com a sua seleção. Autor de 7 importantes golos em 10 jogos, Gareth fará virar a cabeça de vários adversários durante o Euro.

A Irlanda do Norte não roubou a sua qualificação

É a linda história dessas qualificações. Com uma equipa formada exclusivamente de vetustos jogadores evoluindo em clubes de segunda categoria no Reino Unido, a Irlanda do Norte conseguiu surpreender terminando no primeiro lugar dum grupo homogêneo (Roménia, Hungria, Finlândia, Grécia). Apenas derrotada uma vez, em Bucareste, a "Green and White army", que se baseia em valores de combate, tentará à sua maneira marcar este Euro. O vento do Norte soprará fortemente.

O jogador: Kyle Lafferty

Burnley, Glasgow, Sion, Palermo, Rize (Turquia), Norwich: o percurso de Kyle Lafferty, 28 anos, é bastante atípico. Nos últimos anos, o norte-irlandês, existiu essencialmente com as suas performances com a seleção. Autor de 7 golos em 9 jogos nas eliminatórias, levou literalmente os seus companheiros ao topo. Poderoso e generoso no esforço, é o símbolo perfeito desta nação norte-irlandesa.

A Eslováquia para confirmar

A Eslováquia cresce. Um tempo à frente duma equipa espanhola que tinham dominado em Zilina (2-1), os eslovacos terminaram com algumas dificuldades, mas qualificaram-se finalmente para o seu primeiro Euro sem atravessar as eliminatória, superando a Ucrânia na classificação. Com a experiência de Skrtel na defesa e o talento Marek Hamsik para animar o jogo, a Repre será uma equipa a levar a sério durante o Euro.

O jogador: Marek Hamsik

Figura emblemática do SSC Napoli há 10 anos, Marek Hamsik é o craque da seleção eslovaca. Aos 28 anos, o número 10 chegou à maturidade e parece pronto para levar as esperanças duma nação inteira nos seus ombros. Capaz de transformar-se em atacante (5 golos em 10 jogos de qualificação), o nome do maestro Hamsik não será unicamente associado ao seu corte de cabelo nos estádios franceses.

Sólido como a Albânia

O Rigor e o sacrifício caracterizam perfeitamente a Albânia. Em constante progresso durante os anos, os albaneses puderam contar mais uma vez sobre uma defesa perfeitamente hermética (5 golos sofridos em 8 jogos) para se qualificar diretamente para o Euro, atrás de Portugal. É também este sector defensivo pensado pelo seu treinador italiano Gianni De Biasi, que liderou a Albânia par alcançar um sucesso de prestígio contra a equipa da França em jogo amigável (1-0). Na frente Xhaka e Balaj, eficazes com a bola, são capazes de brilhar. Aqui está novamente uma nação que os favoritos estariam bem contentes de evitar…

O jogador: Lorik Cana

É o rosto da seleção! O capitão Lorik, reposicionado na defesa com a seleção, dá o tom. Imperial no ar, o jogador que passou pelo Marselha e Lazio não é um atleta habituado a tremer e galvanizará os seus companheiros de equipa para o Euro. A sua experiência nos clubes mas também na selecção (83 jogos) contribuirá enormemente para os vermelhos e brancos na sua abordagem ao evento do verão.

A Islândia sonha em grande

Tínhamos deixado os islandeses à beira do Mundial, derrotados nas eliminatórias pela República Checa. Desta vez, a nação dos vulcões, entra verdadeiramente em erupção, no Euro! Em segundo lugar à frente da Turquia e da Holanda, os islandeses não estão presentes por acaso e jogarão a competição sem nenhuma pressão.

O jogador: Kolbeinn Sigthórsson

Jovem e poderoso, o atacante islandês fez muito tempo a felicidade do Ajax antes de assinar com o Nantes no último verão. Autor dum golo a cada dois jogos com a Islândia desde 2012, será o principal perigo ofensivo da sua seleção, que poderá também contar com o eterno Gudjohnsen.