Estatisticamente, Pirlo, Aguero, Cardozo e Balotelli fazem parte dos jogadores mais influente da Europa. Vejamos por que motivo estes quatro nomes são indiscutíveis nos respectivos clubes.

Andrea Pirlo, o arquitecto

Aos 34 anos, o mágico italiano ainda é um dos melhores jogadores do mundo. Aliás, desde a sua chegada à Juventus (2011), Pirlo acertou mais de 85% de passes. Poucos jogadores, sobretudo no Barcelona, fizeram melhor.

Desde que está na Juventus, o italiano é em toda a Europa igualmente o jogador que gera mais ocasiões de golo para a sua equipa. Isto graças à qualidade dos seus passes de génio, mas também através da sua vocação para lances de bola parada. Observamos ainda que depois da chegada de Pirlo a Juve tem em média 59% de posse de bola, contra 50% em 2010/2011, uma época antes da contratação do craque italiano.

O futebol tem conhecido alguns maestros, mas poucos como Pirlo. Há quase 15 anos que podemos vê-lo a brilhar, tanto na Serie A como na Squadra Azzurra. E depois de ter sido dispensado do Milan, apesar dos seus dez anos de bons serviços no clube dos rossoneri, Andrea conseguiu colocar toda a gente de acordo em Turim, onde atingiu a perfeição e comanda a Vecchia Signora rumo aos títulos.

Sergio Aguero, ídolo dos citizens

Depois de oferecer aos citizens o título inglês em 2011/2012, marcando nos últimos segundos do último jogo, Aguero entrou para sempre no coração dos adeptos do Manchester City.

Um golo decisivo que simboliza bem a importância do prodígio argentino no Etihad. Depois da contratação do argentino, os citizens venceram 73% dos jogos da Premier League em que ele foi titular, contra apenas 54% na sua ausência!

O Manchester City está completamente dependente das performances de El Kun. E é lógico que assim seja porque ele tem uma média de 0,6 golos por jogo desde que chegou a Inglaterra, onde as defesas são particularmente rigorosas.

O futuro do Manchester City dependerá da presença em campo da estrela argentina.

Oscar Cardozo: indispensável no Benfica

Se apesar de alguns incidentes disciplinares Oscar Cardozo continua no Benfica, é porque o clube conhece a sua importância. E com 0,73 golos marcados por jogo na Liga ZON Sagres desde a sua estreia, em 2007/08, compreendemos melhor por que razão o clube lisboeta nunca se desfez do paraguaio.

É simples: com um golo marcado a cada 98 minutos no campeonato português, Cardozo fez melhor do que Falcao (1 golo a cada 100 ) durante os seus formidáveis dois anos no FC Porto. E num período bem mais longo. Sabendo que o colombiano saiu para o Atlético de Madrid por mais de 40 milhões de euros, podemos ter uma ideia do valor de Tacuara...

Quanto à Liga dos Campeões, Cardozo apresenta uma média de 0,62 golos por jogo. Esta estatística impressionante confirma que o internacional paraguaio faz parte do restrito lote de avançados capazes de resolver os jogos das suas equipas.

Assim, quando Cardozo é titular com o Benfica na Liga ZON Sagres, pensem em apostar «Benfica ganha e Cardozo marca». Os encarnados ganham em média 80% dos seus jogos no campeonato e Cardozo marca quase um golo por jogo quando é titular. Eis uma aposta que será regularmente rentável!

Balotelli entre os grandes

Quase um golo por jogo (0,8): é este o cartão-de-visita de SuperMario desde a sua chegada ao Milan.

Balotelli é incontestavelmente um dos melhores avançados do mundo. Por vezes preterido no Manchester City devido ao seu comportamento, o italiano, que se transferiu para o Milan em 2013, ganhou uma nova dimensão. Finalmente titular indiscutível, Balo poderá mesmo tornar-se um jogador mítico nos rossoneri, depois de uma passagem com altos e baixos pelo rival Inter & Autor de um golo a cada 100 minutos na Serie A, Balotelli possui um dos melhores ratios da Europa. E sem a sua pérola, o Milan ganha 15% menos de jogos!

Poderoso, hábil tecnicamente e rápido, Balotelli é o protótipo do avançado com que todos os treinadores sonham. Além disso, o italiano não sabe o que é pressão. Basta referir que foi preciso esperar oito anos e 23 grandes pênaltis para o ver falhar um...

Amado por uns, odiado por outros, Balotelli é um jogador excepcional e em constante progresso. Indiscutível na Squadra Azzurra e estrela do Milan, o italiano entrou na galeria dos grandes.